quarta-feira, 12 de agosto de 2009

CRÓNICAS DE UM LABIRINTO VIII - Adão e Eva e a Idade do Sexo - 100 x 100 - 2009 - 550.00€

Adão & Eva e a Idade do Sexo
1 - A Arvore, a Fruta, a Serpente e duas pessoas
Pelos valores tradicionais a relação entre duas pessoas rege-se por princípios básicos, o amor, o casamento e os filhos a crescerem, bla, bla, bla. Bem, tudo isto é muito simples mas a realidade pode ser outra…
O pecado original foi cometido e introduzido na terra por Adão, induzido pela serpente no Jardim do Éden. O estímulo da serpente fez com que Eva sugerisse a Adão que também provasse do fruto proibido, o qual foi colhido da árvore do conhecimento.
Entendemos, então, que Adão simboliza o momento em que os homens primitivos iniciam o conhecimento da diferença entre o certo e o errado, passando a ter condições de optar pelo caminho que preferem seguir. É aí que o homem se torna Homem e deixa de ser selvagem e passa a ser…selvagem.
2 - O Adão & Eva contemporâneos
Num certo dia Adão acordou nu sobre uma cama, logo identificou que não se tratava do paraíso mas sim dum resort. Procurou na cama algo macio e quente e sorriu, e naquele instante Eva teve o mesmo pensamento e a mesma reacção; ambos tiveram a “conexão” perfeita. Foi então que ele viu pela primeira vez uma serpente de pé e olhando para ele; isso foi irresistível, acabou encantando a serpente e comendo a tenra maçã.
Nosso Adão contemporâneo acordou em sua cama, em seu apartamento, viu que tudo não havia passado de um sonho, estava atrasado, nessas horas o mais difícil é conseguir ir correndo para o trabalho, o trânsito não perdoa. Só pensou alto...
- Ah! Estava tão bom naquele Paraíso, quero voltar logo! Este despertar não era um castigo pelo pecado, mas sim uma continuação do plano, com o qual Adão e Eva se tinham voluntariamente comprometido. O Raio da serpente que é intemporal, a serpente que simboliza as nossas fraquezas morais e o apego material, encontra-se dentro de cada ser humano e é extremamente sedutora, faz com que inúmeras justificativas sejam criadas para que se cumpra o desejo de satisfação das mais vis paixões, essa serpente de desejos que nos consome intimamente. É a vida não mais do que isso a própria vida, vivida carregada de consumismo emocional.
3 – A Pintura
Seguindo a simbologia do projecto “Crónicas de um Labirinto”, onde os troncos são a simbologia da vida, Adão & Eva, aqui são representados pelas cores tradicionais masculino (Azul) e no feminino o (Rosa).
A Árvore com as folhas, naturalmente simboliza o paraíso, onde as maças verdes e as maças amarelas significam respectivamente a tenra idade e a mais madura. A Serpente introduzida na fruta do meio dá ao pecado original toda a envolvência das personagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário